quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Revoltada com os profissionais que temos

Eu não concordo com a abordagem de alguns médicos. E como hei-de ser? Eles não querem explicar nada a nós, pensam que só eles sabem e que nós não sabemos nada. Se nos vamos queixar de algo, mal acabamos de falar, já eles têm escrito um medicamento para nós. Tudo se resolve com isso, nem fazem questões pertinentes, nem as análises e exames necessários. Isto também porque temos que poupar, e por tal nós que pagamos os impostos para ter saúde, no fundo é pouco uma ilusão. Sim! porque existem exames que deviam ser feitos de carácter de rotina, mas não são feitos porque ficaria muito caro fazer para todos os utentes. Desta forma, só se fazem quando o paciente já sente sintomas de que algo não está bem. 

Tenho um exemplo da estupidez de um médico que atendeu a minha mãe. Ela estava mal, e realmente os sintomas que ela tinha podia ser reflexo de mais do que uma doença. Por vezes acontece haver doenças que têm mais ou menos os mesmos sintomas, e por tal é necessário fazer análises e exames para excluir e acertar no que é certo. Mas esse médico, disse que o que a minha mãe tinha era cancro do pulmão. Eu achei um disparate sinceramente, mas fiquei com um certo medo. Como o médico disse que era isso, claro que só passou um Tac ao pulmão. Contudo não era nada disso, e outro médico passou outros exames. Mas quer dizer fazem tudo às mixinhas, em vez de fazer um Tac geral. Mas esse médico é um estúpido, e como pode ser médico uma pessoa assim?! Existem na verdade piores. O mal é que são do Estado, e têm o lugar seguro, porque se trabalhassem para o privado, já tinham sido despedidos. Pelo menos eu se fizer algo que não agrade sou despedida, e não ando a prejudicar a vida dos outros. 

Os médicos deviam ter um papel educativo e se deviam preocupar de coração com as pessoas que vão lá ter com eles. Eles deviam falar de uma forma simples. Sim! porque um homem inteligente pensa complicado, mas fala de forma simples. Para quê palavrões que ninguém intende, mais vale a pena explicar tudo de forma simples que a outra pessoa entenda. E sim! explicar não é expulsar o paciente do seu gabinete dizendo que quanto menos souber melhor. Sim! isso aconteceu comigo, e por isso agora não vou à cirurgia que eles marcaram. Porque tenho medo, e acho que vão fazer as coisas mal. Explicando um pouco mais, tenho um quisto na zona do coccix. 

Enfim...enfim...os médicos são doutores que ninguém pode tocar, que não erram (coitadinhos não é) e que ainda temos que ser muito gentis com eles, caso contrário ficam chateados e nos tratam mal. Mas a verdade é que alguns pensam muito mais no dinheiro, do que tratar bem o paciente, que podia muito bem ser ele. Infelizmente é este o mundo que temos, e infelizmente nem sempre damos valor à pessoas certas. E são estas e outras coisas que me deixam muito revoltada. Como o meu namorado estar com ileostomia, e ninguém se preocupar de verdade com ele, nem comigo que vou fazer uma vida com ele. Sim! porque os filhos que teremos irão ter a probabilidade de ter essa doença. 


Sem comentários:

Enviar um comentário