segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

O que são pólipos?

 Dizem que os pólipos intestinais são muito comuns e surgem em mais de 30% da população adulta. Contudo conforme a quantidade de pólipos e o tipo de pólipos, estes podem ser perigosos para a saúde, podendo mais tarde dar origem a um cancro do cólon.

Assim nem todo o pólipo pode virar cancro, e mesmo os que podem pode demorar muitos anos para que tal aconteça. Mesmo assim actualmente procede-se a uma operação em que se retira parte do intestino com muitos pólipos afim de prevenir que tal aconteça. Eu pessoalmente não sei se sou muito a favor disso, mas isso é pela experiência que vi do meu namorado. 

Desta forma "um pólipo é uma pequena protuberância que cresce em cavidades revestidas por mucosas. O intestino grosso (cólon) é o principal ponto onde surgem os pólipos intestinais.
O pólipo intestinal é uma neoplasia benigna que ocorre por um crescimento anormal da próprias células da mucosa do intestino. Mal comparando, podemos dizer que são uma espécie de verruga do cólon."

Alguns factores para o desenvolvimento dos pólipos intestinais são; idade acima dos 40 anos, história familiar, tabaco, obesidade, sedentarismo, dieta rica em gorduras saturadas, dieta pobre em frutas, vegetais, fibras e cálcio, excesso de álcool, tabagismo, entre outros. 

"Existem vários tipos de pólipos, porém, dois deles correspondem a imensa maioria:

   - Hiperplásicos - pólipos de tamanho pequeno, normalmente localizados na porção terminal do cólon (reto e sigmóide). Não apresentam potencial para se transformar em câncer.

   - Adenomas - São os pólipos que apresentam risco de se transformar em câncer. Porém, menos de 5% dos adenomas acabam por se transformar em uma lesão maligna.

Em média, um adenoma demora pelo menos 7 anos até se transformar em câncer.

É importante saber que a maioria dos cânceres de cólon surgem de um pólipo,  porém, são minoria os pólipos que podem se transformar em câncer."


"A maioria dos pólipos intestinais é de pequeno tamanho e acaba por não causar nenhum sintoma. Normalmente só são detectados quando se realizam exames de triagem para o câncer de cólon.
Pólipos de tamanho maior podem causar obstrução intestinal por impedir a progressão das fezes ou apresentar escoriações pela passagem de fezes endurecidas, podendo assim sangrar."

Informação retirada da Internet







Sem comentários:

Enviar um comentário