quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

A minha revolta

O meu namorado está agora com uma ileostomia. Tudo começou à mais de um ano atrás, fruto de uma operação que eles diziam que ia ser fácil, mas que teve problemas e teve de ficar com a saquinho. Este mês passado ele foi sujeito a uma operação para retirar o saco e, fazer a ligação entre o intestino delgado e o restante intestino grosso, contudo as coisas não correram bem e ele teve de ficar outra vez com o caso, ou seja com uma ileostomia. Ou seja esteve no hospital tanto tempo, onde foi sujeito a duas operações para ficar na mesma. Na mesma não ficou, pois emagreceu e ficou muito mais fraco. E os médicos só sabem dizer que foi o organismo dele que não reagiu bem. Isto é que é uma desculpa para a incompetência deles. Os pais dele sempre acreditaram na equipa médica, mas para mim as coisas não são assim. Infelizmente vemos muitos casos de negligência por parte deles. 

Da outra vez as coisas correram mal, ele teve de ficar com o saco, mas como era uma situação temporária, e aceitei bem. Também tinha tido um avô que teve cancro do cólon, que ficou com o saco e depois tirou e tudo correu bem. Mas com o meu namorado as coisas não foram bem assim. E pior! ele nem tinha cancro, apenas a probabilidade de vir a ter cancro. O que ele tem é polipose familiar. A mãe dele teve cancro a partir daí tudo se desenrolou. Mas com a mãe dele correu tudo bem, e ainda bem que sim. Mas a minha pergunta é porquê que as coisas não correram bem com ele?! Porquê que os médicos não sabem explicar as coisas bem?! 

Ele agora já está bem casa, uma semana antes de vir um médico disse que o melhor é ficar com o saco para sempre. Ora se isto é coisa que se lhe diga!!! Ele ainda tem intestino grosso, e tem apenas 33 anos. É um jovem ainda, e os médicos não percebem que depois ele tem uma vida muito mais limitada. Sabe-se lá quando é que ele podia ter cancro, e às tantas quanto tivesse corria tudo bem. Mas por vezes dá-me ares que os médicos querem é fazer experiências. Sim! porque a primeira operação foi uma sangria desatada. 

Resumindo ainda só tive com ele, sem a ileostomia, 3 meses. Depois roubaram-mo. Estou a exagerar, mas também a mim, que ia fazer uma vida com ele a dois, não me foi dito nada sobre ficar com o saco. A mim só me foi dito que ia ser uma coisa muito fácil. Nem me explicaram que mesmo tirando esse pedaço de intestino ele ainda pode vir a ter cancro. Estou revoltada com tudo, com a medicina que não explica nada a nós, porque eles é que mandam e fazem. Mas o certo é que os ordenados deles saem dos meus impostos e de toda a gente. E depois chegamos lá e somos muitas vezes mal atendidos. Também existem bons médicos, mas a verdade é que muitas vezes os médicos, enfermeiros ou auxiliares estão lá contra vontade, só para ganhar o ordenado deles, e se esquecem que um dia pode acontecer a eles. 


Sem comentários:

Enviar um comentário